Dicas para otimizar o WordPress

Quem começa trabalhar com WordPress pela primeira vez fica admirado com as facilidades e as possibilidades que ele possui. São literalmente milhares de possibilidades, seja para temas ou plugins. Por isso mesmo para quem trabalha desenvolvendo soluções profissionais para WordPress, sabe muito bem que ao usar esses recursos sem muito critério, a primeira coisa que a pessoa percebe é que o WordPress começa a ficar lento.

Juntamos alguns procedimentos que irão te ajudar a otimizar o WordPress, reduzindo o consumo de recursos da CPU:

1. Atualize o WordPress para a versão mais recente: as versões mais recentes têm códigos otimizados que podem reduzir o consumo de CPU.

2. Instale plugins para gerenciamento do seu cache:

WP Fastest Cache: É simples, prático, funciona 100% e não conflita com outros plugins, e o melhor de tudo é que ele complementa muito bem com NginX, PHP/FastCGI e CloudFlare.
WP Rocket: Sem sombra de dúvidas é o melhor plugin de Performance para WordPress, este plugin de performance vai implementar tudo o que o seu site precisa para ele ficar muito mais rápido.

3. Confira seus plugins: certifique-se de desabilitar qualquer plugin que você não utiliza mais. Apenas mantenha aqueles que são fundamentais para o WordPress, pois sempre que um plugin for adicionado poderá aumentar o uso de recursos da CPU.

4. Confira o tema atual: muitos temas podem gerar uso intensivo da CPU.

Se o tema atual está gerando problemas ou erros, entre em contato com o fornecedor do tema para suporte, ou mude para um outro tema.
Verifique se a página carregada está gerando algum erro no log de erros;
Se possível, desative os recursos de redimensionamento de imagem;

5. Diminua o número de WP Crons: o sistema pode ficar muito carregado se você tiver muitas WP Crons. Nossa orientação é que espalhe suas crons ao longo do dia, certificando-se de que cada função terá tempo suficiente para se completar.

6. Gerencie spam e bots: qualquer bot (robô) deve ser bloqueado.

Para evitar spam, recomendamos o uso do plugin Akismet, seguido do plugin Captcha. Na maioria dos casos, o Akismet é suficiente para evitar a maioria dos spams.
Dê preferência para plugins baseados na tecnologia reCaptcha do Google, pois estes são mais difíceis de burlar.

7. Otimize o banco de dados: se você atualiza seu site regularmente, o banco de dados irá crescer de tamanho, podendo afetar diretamente o desempenho do site. Ao otimizar o banco de dados do WordPress o desempenho do site tende a melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *